Dor é um mecanismo de defesa do corpo, no entanto, sofrer com dor crônica não é normal. Se tornou algo corriqueiro em nossa sociedade mascarar a dor por meios de medicamentos analgésicos, muitas das vezes tomados por conta própria, sem auxílio ou indicação médica, ignorando os sinais de agravamento dados pelo nosso corpo.
Por que a dor ocorre?
Em geral, muitas das causas de dor nas costas estão relacionadas a atividades que fazemos no nosso dia a dia. Má postura em casa e no trabalho, sedentarismo, carregar peso e a própria obesidade são causas comuns de dor nas costas. A dor pode ocorrer em um dia, e no outro já não está mais lá. Excelente, problema resolvido! No entanto, há situações em que a dor persiste e começa a atrapalhar ou impedir a realização das atividades do cotidiano, e fornecer outros sintomas como irradiação para outros membros, afetando ou limitando a movimentação, perda de força muscular ou até mesmo febre. Quando isso acontece, temos a piora neurológica, sendo assim o problema deve ser investigado por um médico especialista em tratamento da dor e cirurgia de coluna rapidamente.
Diagnóstico
É importante que, aos primeiros sinais de incômodo ou dor frequente, um médico seja consultado para detectar a origem do problema, realizar o diagnóstico e direcionar o paciente para o melhor tratamento de acordo com a condição identificada, antes que a doença se agrave e passe a atingir outros pontos do corpo.