A realização de uma cirurgia neurológica afeta muito além do cérebro, abrangendo o organismo como um todo. O cérebro faz parte de um compartimento (estrutura) fechada, isto é, para acessá-lo é necessário criar aberturas pela pele, músculos e ossos, e a cicatrização desses processos irão implicar na reabilitação, e além disso o próprio cérebro também precisa passar por um processo de recuperação após o procedimento cirúrgico.
Período de recuperação
A recuperação dessas estruturas como a pele e músculos, em geral costumam acontecer em períodos mais curtos, (normalmente após 1 mês do procedimento, o tempo de recuperação pode variar de acordo com a cirurgia realizada e com o quadro clínico do paciente), a cicatrização também depende da técnica utilizada pelo cirurgião.
Recuperação do cérebro
Pelo que se tem de saber científico o cérebro ainda não consegue repor completamente as suas células lesionadas ou recuperar neurônios.
O que é neuroplasticidade?
Por meio da neuroplasticidade o cérebro consegue preservar ou remodelar conexões neurais em respostas a traumas, lesões ou mudanças ambientais. Essa capacidade de adaptação é perdida com o envelhecimento.
Reabilitação pós-cirurgia
Aqui será estabelecido um planejamento de reabilitação do neurocirurgião que deverá ser cumprido pelo paciente para se obter o resultado e a recuperação esperada, tratamentos como a fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia podem ser aliados do paciente durante esse período.
Conclusão
A recuperação após uma cirurgia cerebral envolve os tecidos e o próprio cérebro, que muitas vezes precisa recorrer a plasticidade para promover a sua reabilitação, o que ocorre com mais facilidade em crianças e em indivíduos que não fumam, ou que não consomem álcool e drogas, tornando a plasticidade