Blog – Matheus Ballestero

Banner
Bannermobile

Hérnia de disco acontece apenas com pessoas idosas?

Frequente na em regiões como a lombar, a hérnia de disco é uma condição que provoca fortes dores na coluna, é capaz de ocasionar sensibilidade em outros membros, fraqueza e limitação da mobilidade.
Os discos intervertebrais se localizam entre uma vértebra e outra, por toda a extensão da coluna, definidos por pequenas estruturas cartilaginosas, cuja função se baseia no amortecimento de carga e mobilidade da coluna. A hérnia de disco ocorre quando o núcleo gelatinoso de um disco vertebral se desloca por uma abertura no invólucro exterior mais rígido, normalmente esse fenômeno acontece por conta do envelhecimento da cartilagem, provocando o enfraquecimento e rompimento da camada externa do disco, mas isso não significa que a doença atinge exclusivamente os indivíduos de idade mais avançada.

Faixa etária da doença
Devido um dos motivos para doença que aconteça seja por conta do envelhecimento dos discos, é comum que a hérnia de disco seja relacionada a pessoas idosas, mas essa crença é contestável. O pico de idade da doença permeia a faixa etária dos 40 aos 50 anos de idade, é evidente que o estilo de vida e hábitos diários são fatores essenciais para evitar ou ocasionar a doença, tornando-a possível em pessoas mais jovens e em alguns quadros mais raros, até mesmo em crianças.
Fatores de risco como sedentarismo, tabagismo e atividades de alto esforço, podem acelerar quadros de envelhecimento ósseo, enfraquecimento muscular ou sobrecarga da coluna, ações essas que são capazes de antecipar a hérnia de disco fazendo com que ela ocorra com mais frequência em pessoas cada vez mais jovens.

A prevenção é essencial
Manter hábitos saudáveis é uma medida fundamental não só para evitar a hérnia de disco, mas milhares de outras doenças e problemas de saúde. Entretanto, quando abordamos sobre doenças que atingem a coluna e a estrutura óssea, evitar o fumo, priorizar a prática de atividades físicas sob orientação profissional para o fortalecimento da musculatura e sustentação da coluna, tornando-a mais resistente aos eventuais impactos, adotar um controle de peso corporal saudável e evitar sobrecargas são ações que irão levar a um cotidiano com mais qualidade de vida e reduzir as chances da doença aparecer ou se agravar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *