Você sabia que, fora os cânceres de pele, o câncer cerebral é um dos mais frequentes no Brasil? A doença ocupa a 11ª posição em ocorrências.
Dados segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), mostram que a estimativa de novos casos de câncer cerebral no Brasil, entre 2023-2025 é de 11.490 novos casos. Maio é o mês direcionado a conscientização desta doença, que assim como tantos outros cânceres, avança de forma silenciosa.
Quadro frequente em crianças
Os tumores cerebrais e do sistema nervoso central, estão dentre os casos de câncer que mais atingem as crianças, dados fornecidos pela GACC (Grupo de Apoio à Crianças com Câncer), mostram que ele representa 26% dos casos de câncer infantil. É comum que a doença se inicie na parte inferior do SNC, como cerebelo e tronco cerebral.
Assim como na fase infantil, os adultos também podem ser atingidos por esse tipo de câncer, já que os tumores são o resultado do crescimento fora de controle de células anormais.
Diagnóstico, tratamento e prevenção.
Esses tumores podem provocar dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão turva ou dupla, tontura, perda da sensibilidade, e dificuldade para caminhar ou manipular objetos, nos idosos principalmente, pode-se observar a perda de memória progressiva. O diagnóstico é o ponto chave do tratamento, já que não existem formas de prevenção específicas para o câncer cerebral. Porém, quando a doença é descoberta em seu início, o tratamento pode acontecer com maior eficácia e trazer melhores resultados.
Fique atento aos sintomas e faça exames de rotina.